Course Content
Módulo 1: Introdução ao trade marketing (uma visão geral)
Esse primeiro módulo do curso tem como objetivo te dar uma visão geral do trade marketing e seu papel nas organizações. Você vai aprender como surge o trade marketing, bem como o que é e o que faz a área. Você também vai acessar uma breve introdução para começar e entender melhor o universo dos canais de venda e distribuição dos diferentes escopos de atuação do trade markegting. Bons estudos!
0/6
Privado: Curso Entendendo o Trade Marketing
About Lesson

COMO SURGIU O TRADE MARKETING?

Até a década de 80/90, quem você acha que tinha mais vantagem na relação varejo-indústria?

vantagens indústria versus varejo

Muitas indústrias já tinham amplitude multinacional, enquanto os varejistas tinham estruturas mais regionalizadas. Adicionalmente, as indústrias tinham um nível de profissionalização maior do que o do varejo, já que muitos varejistas tinham estruturas familiares. Um outro ponto de vantagem para as indústrias nessa relação com o varejo é que as indústrias tinham marcas desejadas – sendo algumas, inclusive, sinônimo de categoria – e, com isso, os varejistas tinham dependência de ter as marcas das indústrias nas suas prateleiras para atrair fluxo para a loja e garantir o seu faturamento.

Nesse contexto, em que a indústria tinha mais vantagens na relação junto ao varejo, as ferramentas de marketing, classificadas em 4 grupos amplos[1] (produto, praça, preço e promoção), eram controláveis.·

Produto: Variedade de produtos, qualidade, design, características, nome e marca, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções.                                                          Preço: Preço de lista, descontos, concessões, prazo de pagamento, condições financeiras.      Promoção: Promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto.                                                                                              Praça (ou ponto-de-venda): Canais, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 10. Edição. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006

Diante do novo cenário, as redes de varejo ganham força e começa a fazer exigências às indústrias. 

É nesse contexto que surge o trade marketing!

 

Você sabe quais foram as primeiras empresas a terem trade marketing no Brasil?

Clique no ícone e confira!

 

 

Confira a minha explicação em vídeo de como surge o trade marketing.

Receba meus conteúdos por e-mail!

Receba meus conteúdos por e-mail!

Minha missão é te empoderar através do conhecimento. Inscreva-se e receba os novos conteúdos que eu publicar, além de cursos, dicas e muito mais! Vamos juntos?

Sua inscrição foi feita com sucesso! Obrigada por estar comigo nessa jornada. Vamos juntos!