Um bom trabalho de trade marketing começa com boas estratégias. Estratégia de canais, de precificação, de produtos e promocional. No entanto, de nada adiante ter estratégias incríveis se na loja as coisas não acontecem como o planejado. Para que o plano de trade marketing seja bem executado na ponta, o time de campo precisa ser fortemente engajado. Esse time é composto pelas equipes que trabalham na “linha de frente” do negócio. Ou seja, no dia a dia da loja e junto aos varejistas. Portanto, nesse grupo podemos considerar vendas, merchandising, equipe dos distribuidores etc. Confira abaixo algumas dicas para melhorar o engajamento do time que atua no ponto-de-venda nas suas estratégias e planejamento de trade marketing.
Mostre o que o time ganha
Ao dividir com o time de campo as suas expectativas, é importante ser muito claro. Não apenas dizer o que o time precisa fazer, mas também como que a respectiva equipe se beneficia ao executar corretamente o que está sendo demandado. Seja em termos de alcance de meta, possibilidade de promoções de cargo, visibilidade para pessoas chaves dentro da empresa, enfim… Algo que tenha valor para quem recebe aquela demanda.
Crie incentivos adicionais
Quem não gosta de um incentivo extra para correr atrás dos objetivos, não é mesmo? Dependendo da relevância da demanda para os negócios e resultados, é válido lançar uma campanha de incentivo pontual. Essa campanha de incentivo não necessariamente precisa ser pautada em grandes despesas. Entenda o que o público-alvo quer. Nem sempre é dinheiro. Às vezes uma foto em algum canal de comunicação interno da empresa com um reconhecimento já é um ótimo incentivo adicional.
Utilize uma comunicação eficaz
Ser eficaz é ter seus objetivos alcançados. Portanto, uma comunicação eficaz significa falar e ser compreendido. É muito importante garantir que a sua linguagem está adequada ao público receptor. Vamos considerar uma situação em que um novo produto foi lançado e é importante engajar o time de promotores de loja na visão de onde o produto deve ser expostos na gôndola. Ao fazer uma apresentação para essa equipe, talvez seja mais eficaz falar: “a empresa fez um altíssimo investimento nesse produto” ao invés de falar: “boa parte do budget foi alocada para esse lançamento”.
Seja eficiente na sua comunicação
A eficácia está mais ligada ao objetivo e a eficiência ao processo. Nesse sentido, ser eficiente na comunicação significa se utilizar de ferramentas e modelos que sejam assertivos para se comunicar com o seu público. Ou seja, ferramentas que entreguem o objetivo esperado sem altos esforços de tempo e investimentos desnecessários. É importante compreender o perfil do público e quais são as ferramentas mais eficazes para se comunicar com ele. Às vezes, um treinamento pode funcionar mais do que um email. Em outras situações, não é necessário um treinamento. Basta um email claro, chamativo, com uma comunicação eficaz. Isso já pode ser eficiente o bastante para que os objetivos sejam alcançados.
Dependendo da amplitude e objetivos do plano de trade, é necessário que se utilizem diversas ferramentas de comunicação. Em situações onde há uma mudança considerável no direcionamento de algum estratégia, pode ser necessário um treinamento em loja. Ir a campo com o time e mostrar como o plano pode ser executado na prática pode ser muito eficiente.
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