Ponto de Venda (PDV) e Canais de Venda e Distribuição…

por | jan 21, 2021 | Meu Blog | 0 Comentários

…é a mesma coisa?

Ponto-de-Venda” (PDV) é um ambiente em que produtos e serviços são disponibilizados para uso e consumo e no qual o shopper tem uma experiência de compra. Seja esse ambiente físico, ou virtual. Já um “Canal de Venda e Distribuição” é o meio através do qual mercadorias e serviços são disponibilizados para ficarem acessíveis para uso e consumo. Portanto, todo PDV é um Canal de Venda e Distribuição, mas nem todo Canal de Venda e Distribuição é um PDV.

Há alguns tipos de Canal de Venda e Distribuição que não oferecem um ambiente que propicie a experiência de compra do shopper. É o caso, por exemplo, de atacadistas e distribuidores. Estes atuam como intermediários no processo de venda e distribuição. Ou seja, a indústria, com o intuito de disponibilizar seus produtos a um maior número de varejistas, vende suas mercadorias a esses canais para que estes revendam aos pequenos varejos. Para que mais consumidores possam utilizar os produtos fabricados, a indústria utiliza atacadistas e distribuidores como intermediário para que seus produtos cheguem a varejistas cujo perfil ou faturamento não compensa a entrega direta pelo fabricante.

Uma operação logística de entrega direta implica em alguns custos operacionais consideráveis. Assim, torna-se inviável para a indústria entregar diretamente seus produtos a todos os varejistas em que ela deseja ter presença. Desta forma, atacadistas e distribuidores possuem um papel importante para que mercadorias e marcas ganhem capilaridade. Tanto atacadistas como distribuidores são canais de venda e distribuição, mas não são pontos de venda. Já os varejistas são canais de venda e distribuição e são também pontos de venda.

Confira no meu instagram o post que fiz definindo alguns diferentes tipos de canais.

Atacadistas vs Distribuidores

Apesar de atacadistas e distribuidores serem intermediários no processo e comprarem altos volumes de mercadorias da indústria, eles não são a mesma coisa. A diferença é que, geralmente, o distribuidor entregar serviços adicionais em comparação ao atacadista. Como, por exemplo, o serviço de merchandising. Adicionalmente, podem ter um maior nível de especialização em termos de categorias com as quais trabalham.

Você sabe como montar uma estratégia de canais de venda e distribuição? Clique e confira!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Trade Marketing, mas o que é isso mesmo? › Alice Amigo - […] deve ter a clareza que o seu papel é o de conciliar os interesses do shopper, da indústria e…
  2. Shopper ou Consumidor? Qual a diferença? › Alice Amigo - […] comprar produtos para o seu bebê. A mãe é a shopper, pois ela será a pessoa impactada no ponto…
  3. O Trade Marketing em precificação estratégica › Alice Amigo - […] estratégica. Já falamos por aqui que é papel do time de trade marketing fazer a gestão dos canais de…
  4. O papel estratégico dos materiais promocionais › Alice Amigo - […] de trade marketing, englobamos todas as ferramentas de visibilidade que promovam a marca no PDV (ponto de venda). Alguns…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba meus conteúdos por e-mail!

Receba meus conteúdos por e-mail!

Minha missão é te empoderar através do conhecimento. Inscreva-se e receba os novos conteúdos que eu publicar, além de cursos, dicas e muito mais! Vamos juntos?

Sua inscrição foi feita com sucesso! Obrigada por estar comigo nessa jornada. Vamos juntos!

Share This