Tristemente não foram poucas as vezes em que vi profissionais do mercado usarem o termo consumidor no lugar de shopper. Seja profissional atuante em marketing, vendas, trade ou varejo, a confusão às vezes acontece. Mas afinal, qual seria a diferença? Consumidor é quem consome, quem usa os produtos ou serviços. E o shopper é quem vive a experiência da jornada de compra no PDV.
Alguns exemplos para ajudar na compreensão…
Vou compartilhar alguns exemplos que costumo usar bastante em sala de aula. Um clássico e esclarecedor é o da mãe que vai à farmácia comprar produtos para o seu bebê. A mãe é a shopper, pois ela será a pessoa impactada no ponto de venda e tomará a decisão de comprar ou não um produto. Já o bebê é o consumidor, pois ele quem vai de usar o produto comprado pela mãe.
Outro exemplo que pode facilitar o entendimento é de pessoas que vão a pet shop comprar produtos para os seus pets. A pessoa que vai à loja comprar qualquer mercadoria para o seu bichinho de estimação é a shopper, sendo impactada diretamente na loja por promoções, informações de produto, preço, visibilidade dentre outros aspectos que fazem parte da jornada de compra. Já o pet será o consumidor, pois fará uso do produto adquirido.
Marketing foca no consumidor e trade marketing tem foco no shopper!
O time de marketing tem foco no consumidor, buscando compreender o tamanho do mercado consumidor, tendências, necessidades, informações, dados etc que vão auxiliar no direcionamento de decisões relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos para o público consumidor, estratégias de comunicação, de precificação etc. O time de trade marketing e os varejistas tem que focar e direcionar as suas estratégias para o shopper.
Assim, a forma como os produtos serão expostos, a comunicação que será utilizada nos materiais, o tipo de material de merchandising e todos os demais aspectos relacionados à ativações no PDV precisam ser pensados considerando o shopper, sempre!
E você como profissional de trade marketing e do varejo? Tem colocado o shopper no centro das suas decisões?
Confira no meu canal do YouTube um vídeo em que explico sobre o tema. Aprenda mais sobre trade marketing seguindo minha página no Instagram.
0 comentários