Blog Construindo o Trade Marketing

O objetivo desse espaço é compartilhar conhecimento e fomentar a troca de visões e experiências entre os atuantes, curiosos e interessados no universo do Trade Marketing.

Com apenas algumas décadas no Brasil, o Trade Marketing não é uma temática construída sobre verdades absolutas. Minha missão é colaborar com a construção do trade fomentando conhecimento e oferecendo serviços de capacitações e consultoria com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da área.

Os conteúdos aqui compartilhados terão como base as minhas experiências, que não necessariamente serão como as suas. Por isso, a construção cada vez mais profissional do Trade Marketing no Brasil certamente precisa da sua contribuição.

Se você é apaixonado pelo tema, traga o seu ponto de vista. Comente e interaja à vontade!

Seja bem-vindo e aproveite! 🙂

A Fórmula da Prosperidade

Otimize seus investimentos em materiais de PDV

Você já vivenciou ou observou diálogos semelhantes ao abaixo? Marketing: Vamos fazer um lançamento no próximo semestre e precisamos pensar nos materiais promocionais para o ponto-de-venda.Trade Marketing: Ah, que ótimo! Vamos trabalhar nisso, então!Marketing: Consegue...
Seu mídia kit está atraente?

Seu mídia kit está atraente?

O que é mídia kit? Dentro do contexto de publicidade, mídia kit é um documento criado por veículos de mídia para ser disponibilizado a anunciantes. Possuem informações importantes para ajudar no melhor planejamento de campanhas pelos anunciantes, como tipos e formatos...

JBP: Plano de Negócios em Conjunto

JBP: Plano de Negócios em Conjunto

O que é e para que serve o JBP? JPB significa Joint Business Plan. Em português, "Plano de Negócios em Conjunto". Esse termo é aplicado aos planos de negócio elaborados pela indústria em parceria com os seus clientes. Ou seja, com os canais de venda e distribuição...

Pontos extras em loja, confira alguns!

Pontos extras em loja, confira alguns!

Ponto natural e ponto extra no ponto-de-venda Ponto natural é o espaço destinado para exposições, por tempo indeterminado, de algumas categorias específicas pertencentes a um determinado perfil de seção (limpeza, perfumaria, mercearia, medicamentos, maquiagem etc). Já...

O papel dos materiais de visibilidade

O papel dos materiais de visibilidade

O trade marketing é responsável pela gestão de marketing nos canais de venda e distribuição (físicos ou online). O trade marketing desenvolve estratégias e executa ações buscando a sinergia de interesses dos canais, do shopper e dos fabricantes, com o objetivo de...

Trade MKT e Vendas: duas áreas, um só time!

Trade MKT e Vendas: duas áreas, um só time!

Na estrutura de muitas empresas, ainda é é uma realidade o trade marketing se reportar para um diretor de vendas. Nesse cenário, ainda pode ser bastante comum um escopo de trade mais direcionado a atividades operacionais, de suporte a vendas. Ainda que o cenário da...

Trabalho COM marketing ou PARA marketing?

Trabalho COM marketing ou PARA marketing?

Diante da dificuldade de se estabelecer escopos bem definidos em trade marketing, nem sempre é fácil compreender até onde vai a responsabilidade da área nos processos compartilhados com marketing. Antes de mais nada, é importante deixar claro o papel de trade. O trade...

Otimize seus investimentos em materiais de PDV

Otimize seus investimentos em materiais de PDV

Você já vivenciou ou observou diálogos semelhantes ao abaixo? Marketing: Vamos fazer um lançamento no próximo semestre e precisamos pensar nos materiais promocionais para o ponto-de-venda.Trade Marketing: Ah, que ótimo! Vamos trabalhar nisso, então!Marketing: Consegue...

Seu mídia kit está atraente?

Seu mídia kit está atraente?

O que é mídia kit? Dentro do contexto de publicidade, mídia kit é um documento criado por veículos de mídia para ser disponibilizado a anunciantes. Possuem informações importantes para ajudar no melhor planejamento de campanhas pelos anunciantes, como tipos e formatos...

JBP: Plano de Negócios em Conjunto

JBP: Plano de Negócios em Conjunto

O que é e para que serve o JBP? JPB significa Joint Business Plan. Em português, "Plano de Negócios em Conjunto". Esse termo é aplicado aos planos de negócio elaborados pela indústria em parceria com os seus clientes. Ou seja, com os canais de venda e distribuição...

Pontos extras em loja, confira alguns!

Pontos extras em loja, confira alguns!

Ponto natural e ponto extra no ponto-de-venda Ponto natural é o espaço destinado para exposições, por tempo indeterminado, de algumas categorias específicas pertencentes a um determinado perfil de seção (limpeza, perfumaria, mercearia, medicamentos, maquiagem etc). Já...

O papel dos materiais de visibilidade

O papel dos materiais de visibilidade

O trade marketing é responsável pela gestão de marketing nos canais de venda e distribuição (físicos ou online). O trade marketing desenvolve estratégias e executa ações buscando a sinergia de interesses dos canais, do shopper e dos fabricantes, com o objetivo de...

Trade MKT e Vendas: duas áreas, um só time!

Trade MKT e Vendas: duas áreas, um só time!

Na estrutura de muitas empresas, ainda é é uma realidade o trade marketing se reportar para um diretor de vendas. Nesse cenário, ainda pode ser bastante comum um escopo de trade mais direcionado a atividades operacionais, de suporte a vendas. Ainda que o cenário da...

Conheça os produtos e serviços que ofereço

Visando sempre a inovação, os produtos e serviços podem ser adaptados e personalizados para a sua necessidade. Entre em contato pelo email contato@aliceamigo.com.br e, com empatia, respeito e um verdadeiro desejo de colaborar com a transformação positiva do seu negócio, da sua equipe e da sua pessoa enquanto indivíduo, vou trabalhar com muito amor, dedicação e profissionalismo em cada entrega na nossa parceria.

 

Alice Amigo

+ Sobre a Alice

  • Mais de 10 anos de experiência em Trade Mkt em empresas líderes nos mais diversos segmentos, com experiência junto a varejistas de diferentes formatos de canais;
  • Mestre em Administração de Empresas com linha de pesquisa em varejo pela PUC-Rio
  • Professora e pesquisadora em Trade Marketing e Varejo
  • Consultora em Trade Marketing e Estratégias para o Ponto de Venda
Inscreva-se para novos conteúdos
Receba meus conteúdos por e-mail!

Receba meus conteúdos por e-mail!

Minha missão é te empoderar através do conhecimento. Inscreva-se e receba os novos conteúdos que eu publicar, além de cursos, dicas e muito mais! Vamos juntos?

Sua inscrição foi feita com sucesso! Obrigada por estar comigo nessa jornada. Vamos juntos!