O trade marketing é responsável pela gestão de marketing nos canais de venda e distribuição (físicos ou online). O trade marketing desenvolve estratégias e executa ações buscando a sinergia de interesses dos canais, do shopper e dos fabricantes, com o objetivo de promover as vendas. Dentre as diversas atividades dentro do escopo de trade marketing, está a de desenvolver materiais promocionais para o ponto de venda. Os materiais promocionais tem um papel importante para promover o sell out e facilitar a experiência do shopper em loja.
Para resultados efetivos de sell out, é importante desenvolver os materiais promocionais com objetivos estratégicos. No entanto, ainda tem muitos profissionais de trade marketing que desenvolvem e produzem os materiais sem considerar isso. Se você ainda se vê nessa situação, esse artigo pode ser útil. Confira abaixo alguns materiais de visibilidade para o ponto-de-venda e possíveis objetivos estratégicos atrelados a cada um deles:
Wobbler
- Chamar a atenção do shopper para uma novidade, diferencial ou aspecto relevante: Algumas vezes, um produto pode ser desenvolvido e alguns dos seus diferenciais não estar destacado na embalagem, por exemplo. O wobbler pode ajudar a comunicar esse diferencial. Este tipo de material também é bastante útil para chamar a atenção para um novo produto exposto na gôndola. Outro papel estratégico que pode estar atrelado ao wobbler, é a comunicação de aspectos e informações relevantes (como no exemplo da foto em destaque).
- Comunicar uma oferta virtual ou ação tática executada em loja: Nem sempre é fácil dar visibilidade para as ações táticas com brindes e/ou ofertas virtuais em loja. O wobbler pode ser utilizado com essa finalidade.
Clip Strip
- Fazer cross com categorias correlatas: O clip strip é uma ótima ferramenta de visibilidade para facilitar a experiência de compra do shopper. Cada vez mais, o shopper quer praticidade e conveniência. Que tal oferecer categorias correlatas em um único espaço? Ao expor em um clip strip uma categoria correlata à que está no ponto natural, esse material ajuda a oferecer soluções de compra ao shopper.
- Promover a compra por impulso em pontos adicionais na loja: Lembrar ao shopper – que foi ao supermercado comprar uma cerveja para receber alguns amigos em casa – que um petisco vai bem nessa ocasião de consumo pode ser uma boa estratégia, não acha? 😉 No exemplo da foto, expor os salgadinhos no clip strip junto às cervejas promove a compra por impulso. Ou seja, o shopper que foi à loja e planejou comprar a cerveja, mas não pensou em levar o petisco, pode ser estimulado a isso através dessa exposição.
Faixa de Gôndola
- Garantir a participação de gôndola / demarcar o espaço no ponto natural: As faixas de gôndola são boas opções para auxiliar na demarcação dos espaços das marcas / linhas de produto no ponto natural.
- Comunicar aspectos relevantes da marca / produto: Explorar claims nas faixas de gôndola é uma boa estratégia para trabalhar o posicionamento das marcas e produtos. Um claim comunica algum diferencial que agrega valor. Deve ser objetivo e atrativo.
Display de Chão
- Agrupar em uma única exposição itens estratégicos de categoria diferentes da mesma marca: Em muitos casos, uma marca possui diferentes categorias no seu portfólio. Agregá-las em uma mesma exposição pode ajudar a gerar trade up, aumentar penetração, incrementar o ticket médio e/ou promover lançamentos. No exemplo da foto, o display agrupa snacks para bebê e papinhas. Com esse tipo de estratégia, é possível, por exemplo, aumentar a penetração da categoria de snacks saudáveis usando a força da categoria de papinhas.
- Promover a compra por impulso em espaços estratégicos na loja, fora do ponto natural: O display pode ser posicionado em “pontos quentes” da loja. Ou seja, em espaços de alto tráfego. No exemplo da foto, o display está próximo ao check out. Um ponto super “quente” e favorável para promover a compra por impulso.
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