Ponto natural e ponto extra no ponto-de-venda
Ponto natural é o espaço destinado para exposições, por tempo indeterminado, de algumas categorias específicas pertencentes a um determinado perfil de seção (limpeza, perfumaria, mercearia, medicamentos, maquiagem etc). Já o ponto extra é o termo usado para pontos de exposição na loja fora do ponto natural, por um determinado período de tempo.
Dessa forma, quando, por exemplo, uma pessoa vai a um supermercado para comprar desinfetante para pisos, ela provavelmente vai se dirigir a seção de limpeza (ponto natural). No entanto, ela também pode ser impactada por uma ilha repleta de desinfetantes no corredor central (ponto extra) e resolver sua demanda ali mesmo.
Alguns tipos de pontos extras
Ilhas
São exposições – geralmente em pallets, móveis, ou alguma outra base de sustentação – posicionadas em meio aos corredores das lojas.
Ponta de gôndola
Exposições feitas em móveis posicionados na ponta das gôndolas.
Orelha
Exposições feitas na quina da ponta de gôndola com a gôndola.
Check Stand
Exposições feitas no check out (espaços em que ficam os caixas).
Cross Merchandising
Exposições cruzadas, ou seja, em que o produto de determinada categoria é exposto fora do ponto natural junto a categorias correlatas.
O papel dos pontos extras
Os pontos extras costumam fazer parte de um plano promocional de trade marketing. Quando executados de maneira estratégica, os pontos extras podem potencializar as vendas e agregar aos resultados. São ferramentas de execução importantes para ajudar a alavancar o sell out. Os materiais de visibilidade costumam ser utilizados nos pontos extras para chamar a atenção, comunicar e incrementar ainda mais os resultados.
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