Shopper ou Consumidor? Qual a diferença?

por | jan 21, 2021 | Meu Blog | 0 Comentários

Tristemente não foram poucas as vezes em que vi profissionais do mercado usarem o termo consumidor no lugar de shopper. Seja profissional atuante em marketing, vendas, trade ou varejo, a confusão às vezes acontece. Mas afinal, qual seria a diferença? Consumidor é quem consome, quem usa os produtos ou serviços. E o shopper é quem vive a experiência da jornada de compra no PDV.

Alguns exemplos para ajudar na compreensão…

Vou compartilhar alguns exemplos que costumo usar bastante em sala de aula. Um clássico e esclarecedor é o da mãe que vai à farmácia comprar produtos para o seu bebê. A mãe é a shopper, pois ela será a pessoa impactada no ponto de venda e tomará a decisão de comprar ou não um produto. Já o bebê é o consumidor, pois ele quem vai de usar o produto comprado pela mãe.

Outro exemplo que pode facilitar o entendimento é de pessoas que vão a pet shop comprar produtos para os seus pets. A pessoa que vai à loja comprar qualquer mercadoria para o seu bichinho de estimação é a shopper, sendo impactada diretamente na loja por promoções, informações de produto, preço, visibilidade dentre outros aspectos que fazem parte da jornada de compra. Já o pet será o consumidor, pois fará uso do produto adquirido.

Marketing foca no consumidor e trade marketing tem foco no shopper!

O time de marketing tem foco no consumidor, buscando compreender o tamanho do mercado consumidor, tendências, necessidades, informações, dados etc que vão auxiliar no direcionamento de decisões relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos para o público consumidor, estratégias de comunicação, de precificação etc. O time de trade marketing e os varejistas tem que focar e direcionar as suas estratégias para o shopper.

Assim, a forma como os produtos serão expostos, a comunicação que será utilizada nos materiais, o tipo de material de merchandising e todos os demais aspectos relacionados à ativações no PDV precisam ser pensados considerando o shopper, sempre!

E você como profissional de trade marketing e do varejo? Tem colocado o shopper no centro das suas decisões?

Confere aqui um vídeo que ilustra a diferença entre shopper e consumidor.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Trade Marketing, mas o que é isso mesmo? › Alice Amigo - […] O profissional de trade deve ter a clareza que o seu papel é o de conciliar os interesses do…
  2. Sell In e Sell Out: O que é? › Alice Amigo - […] Sell In é todo o “movimento de venda de mercadorias para dentro” de um centro de distribuição, loja ou…
  3. O papel do Trade Marketing no desenvolvimento de produtos - […] e já poderá contribuir com alguns aspectos da embalagem primária do produto (aquela com a qual o shopper e…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba meus conteúdos por e-mail!

Receba meus conteúdos por e-mail!

Minha missão é te empoderar através do conhecimento. Inscreva-se e receba os novos conteúdos que eu publicar, além de cursos, dicas e muito mais! Vamos juntos?

Sua inscrição foi feita com sucesso! Obrigada por estar comigo nessa jornada. Vamos juntos!

Share This