Blog Construindo o Trade Marketing

O objetivo desse espaço é compartilhar conhecimento e fomentar a troca de visões e experiências entre os atuantes, curiosos e interessados no universo do Trade Marketing.

Com apenas algumas décadas no Brasil, o Trade Marketing não é uma temática construída sobre verdades absolutas. Minha missão é colaborar com a construção do trade fomentando conhecimento e oferecendo serviços de capacitações e consultoria com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da área.

Os conteúdos aqui compartilhados terão como base as minhas experiências, que não necessariamente serão como as suas. Por isso, a construção cada vez mais profissional do Trade Marketing no Brasil certamente precisa da sua contribuição.

Se você é apaixonado pelo tema, traga o seu ponto de vista. Comente e interaja à vontade!

Seja bem-vindo e aproveite! 🙂

A Fórmula da Prosperidade

Otimize seus investimentos em materiais de PDV

Você já vivenciou ou observou diálogos semelhantes ao abaixo? Marketing: Vamos fazer um lançamento no próximo semestre e precisamos pensar nos materiais promocionais para o ponto-de-venda.Trade Marketing: Ah, que ótimo! Vamos trabalhar nisso, então!Marketing: Consegue...
O mundo é figital. Está preparado?

O mundo é figital. Está preparado?

Um modelo híbrido que contemple o universo FÍsico e DIGITAL é chamado de FIGITAL. Machine Learning, Internet of Things, Big Data, Omnichannel, Consumer Experience, dentre outros termos, são algumas das palavras que emergem nesse contexto. Se você é um profissional de...

Como engajar vendas e merchandising?

Como engajar vendas e merchandising?

Um bom trabalho de trade marketing começa com boas estratégias. Estratégia de canais, de precificação, de produtos e promocional. No entanto, de nada adiante ter estratégias incríveis se na loja as coisas não acontecem como o planejado. Para que o plano de trade...

O papel estratégico dos materiais promocionais

O papel estratégico dos materiais promocionais

Desenvolver materiais promocionais é uma das atividades que está dentro do escopo de trade marketing. Mas a questão é: os materiais são desenvolvidos a partir de uma perspectiva estratégica? Antes de tudo, vale reforçarmos (como frequentemente fazemos em alguns posts...

Trade marketing ou cozinha de fast-food?

Trade marketing ou cozinha de fast-food?

Já perdi as contas de quantas vezes recebi emails e solicitações como: "Me envia 2 displays para eu positivar no meu cliente?" "Qual brinde você tem aí para uma ação que meu cliente quer fazer?" "Preciso de promotor para colocar na loja!" Situações como essas me...

O Trade Marketing em precificação estratégica

O Trade Marketing em precificação estratégica

A fim de construir uma tabela de preço assertiva, é fundamental a participação de trade marketing em precificação estratégica. Já falamos por aqui que é papel do time de trade marketing fazer a gestão dos canais de venda e distribuição. Portanto, o trade precisa se...

O papel do Trade Marketing no desenvolvimento de produtos

O papel do Trade Marketing no desenvolvimento de produtos

Em uma das minhas experiências em trade, já vivi uma situação em que o time de marketing não envolveu a equipe de trade no processo inicial de lançamento. Diante disso, tivemos alguns problemas: Projetou-se um volume de vendas bem acima do que era possível, uma vez...

Trabalho COM marketing ou PARA marketing?

Trabalho COM marketing ou PARA marketing?

Diante da dificuldade de se estabelecer escopos bem definidos em trade marketing, nem sempre é fácil compreender até onde vai a responsabilidade da área nos processos compartilhados com marketing. Antes de mais nada, é importante deixar claro o papel de trade. O trade...

O mundo é figital. Está preparado?

O mundo é figital. Está preparado?

Um modelo híbrido que contemple o universo FÍsico e DIGITAL é chamado de FIGITAL. Machine Learning, Internet of Things, Big Data, Omnichannel, Consumer Experience, dentre outros termos, são algumas das palavras que emergem nesse contexto. Se você é um profissional de...

Como engajar vendas e merchandising?

Como engajar vendas e merchandising?

Um bom trabalho de trade marketing começa com boas estratégias. Estratégia de canais, de precificação, de produtos e promocional. No entanto, de nada adiante ter estratégias incríveis se na loja as coisas não acontecem como o planejado. Para que o plano de trade...

O papel estratégico dos materiais promocionais

O papel estratégico dos materiais promocionais

Desenvolver materiais promocionais é uma das atividades que está dentro do escopo de trade marketing. Mas a questão é: os materiais são desenvolvidos a partir de uma perspectiva estratégica? Antes de tudo, vale reforçarmos (como frequentemente fazemos em alguns posts...

Trade marketing ou cozinha de fast-food?

Trade marketing ou cozinha de fast-food?

Já perdi as contas de quantas vezes recebi emails e solicitações como: "Me envia 2 displays para eu positivar no meu cliente?" "Qual brinde você tem aí para uma ação que meu cliente quer fazer?" "Preciso de promotor para colocar na loja!" Situações como essas me...

O Trade Marketing em precificação estratégica

O Trade Marketing em precificação estratégica

A fim de construir uma tabela de preço assertiva, é fundamental a participação de trade marketing em precificação estratégica. Já falamos por aqui que é papel do time de trade marketing fazer a gestão dos canais de venda e distribuição. Portanto, o trade precisa se...

Conheça os produtos e serviços que ofereço

Visando sempre a inovação, os produtos e serviços podem ser adaptados e personalizados para a sua necessidade. Entre em contato pelo email contato@aliceamigo.com.br e, com empatia, respeito e um verdadeiro desejo de colaborar com a transformação positiva do seu negócio, da sua equipe e da sua pessoa enquanto indivíduo, vou trabalhar com muito amor, dedicação e profissionalismo em cada entrega na nossa parceria.

 

Alice Amigo

+ Sobre a Alice

  • Mais de 10 anos de experiência em Trade Mkt em empresas líderes nos mais diversos segmentos, com experiência junto a varejistas de diferentes formatos de canais;
  • Mestre em Administração de Empresas com linha de pesquisa em varejo pela PUC-Rio
  • Professora e pesquisadora em Trade Marketing e Varejo
  • Consultora em Trade Marketing e Estratégias para o Ponto de Venda
Inscreva-se para novos conteúdos
Receba meus conteúdos por e-mail!

Receba meus conteúdos por e-mail!

Minha missão é te empoderar através do conhecimento. Inscreva-se e receba os novos conteúdos que eu publicar, além de cursos, dicas e muito mais! Vamos juntos?

Sua inscrição foi feita com sucesso! Obrigada por estar comigo nessa jornada. Vamos juntos!