Meu Blog

O objetivo desse blog é compartilhar conhecimento e fomentar a troca de visões e experiências entre os atuantes, curiosos e interessados no universo do Trade Marketing.

Com apenas algumas décadas no Brasil, o Trade Marketing não é uma temática construída sobre verdades absolutas. Minha missão é colaborar com a construção do trade fomentando conhecimento e oferecendo serviços que ajudem no desenvolvimento da área.

Os conteúdos aqui compartilhados terão como base as minhas experiências, que não necessariamente serão como as suas. Por isso, a construção cada vez mais profissional do Trade Marketing no Brasil certamente precisa da sua contribuição.

Se você é apaixonado pelo tema, traga o seu ponto de vista. Comente e interaja à vontade!

Seja bem-vindo e aproveite! 🙂

A Fórmula da Prosperidade

Seu mídia kit está atraente?

O que é mídia kit? Dentro do contexto de publicidade, mídia kit é um documento criado por veículos de mídia para ser disponibilizado a anunciantes. Possuem informações importantes para ajudar no melhor planejamento de campanhas pelos anunciantes, como tipos e formatos...
Trade Marketing: Estratégia ou Operação?

Trade Marketing: Estratégia ou Operação?

Uma vez, logo que assumi a gestão de trade em uma empresa, observei que a área, até então, entregava o que vendas pedia. Bastava um vendedor fazer uma solicitação e a equipe de trade executava sem questionar ou analisar a demanda. Assim também era feito com os...

Sell In e Sell Out: O que é?

Sell In e Sell Out: O que é?

Geralmente, quem não está envolvido com o universo do trade marketing e do varejo não compreende os termos sell in e sell out. Até mesmo para alguns profissionais atuantes nas áreas pode haver algum tipo de dificuldade em explicar esses dois conceitos. Qual a...

Shopper ou Consumidor? Qual a diferença?

Shopper ou Consumidor? Qual a diferença?

Tristemente não foram poucas as vezes em que vi profissionais do mercado usarem o termo consumidor no lugar de shopper. Seja profissional atuante em marketing, vendas, trade ou varejo, a confusão às vezes acontece. Mas afinal, qual seria a diferença? Consumidor é quem...

Ponto de Venda (PDV) e Canais de Venda e Distribuição…

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...é a mesma coisa? “Ponto-de-Venda” (PDV) é um ambiente em que produtos e serviços são disponibilizados para uso e consumo e no qual o shopper tem uma experiência de compra. Seja esse ambiente físico, ou virtual. Já um “Canal de Venda e Distribuição” é o meio através...

Ah, sim… Trade Marketing!

Ah, sim… Trade Marketing!

Mas o que é isso mesmo? Já perdi as contas de quantas vezes na minha vida tive o seguinte diálogo: (Alguém) - E você trabalha com o que? (Eu) -Trade Marketing (silêncio junto a um olhar de “o que de marketing”?) (Eu de novo) – Trade Marketing... é marketing no ponto...

Construindo a Estratégia dos Canais de Venda e Distribuição

Construindo a Estratégia dos Canais de Venda e Distribuição

O trabalho estratégico de trade marketing começa por uma boa estratégia de canais. Sendo assim, a primeira etapa do trabalho deve ser segmentar os canais de acordo com o perfil de cada um. Para isso, deve-se considerar, dentre outros aspectos, o formato de entrega e...

Trade Marketing: Estratégia ou Operação?

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Uma vez, logo que assumi a gestão de trade em uma empresa, observei que a área, até então, entregava o que vendas pedia. Bastava um vendedor fazer uma solicitação e a equipe de trade executava sem questionar ou analisar a demanda. Assim também era feito com os...

Sell In e Sell Out: O que é?

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Geralmente, quem não está envolvido com o universo do trade marketing e do varejo não compreende os termos sell in e sell out. Até mesmo para alguns profissionais atuantes nas áreas pode haver algum tipo de dificuldade em explicar esses dois conceitos. Qual a...

Shopper ou Consumidor? Qual a diferença?

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Tristemente não foram poucas as vezes em que vi profissionais do mercado usarem o termo consumidor no lugar de shopper. Seja profissional atuante em marketing, vendas, trade ou varejo, a confusão às vezes acontece. Mas afinal, qual seria a diferença? Consumidor é quem...

Ponto de Venda (PDV) e Canais de Venda e Distribuição…

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...é a mesma coisa? “Ponto-de-Venda” (PDV) é um ambiente em que produtos e serviços são disponibilizados para uso e consumo e no qual o shopper tem uma experiência de compra. Seja esse ambiente físico, ou virtual. Já um “Canal de Venda e Distribuição” é o meio através...

Ah, sim… Trade Marketing!

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Mas o que é isso mesmo? Já perdi as contas de quantas vezes na minha vida tive o seguinte diálogo: (Alguém) - E você trabalha com o que? (Eu) -Trade Marketing (silêncio junto a um olhar de “o que de marketing”?) (Eu de novo) – Trade Marketing... é marketing no ponto...

Conheça os produtos e serviços que ofereço

Visando sempre a inovação, os produtos e serviços podem ser adaptados e personalizados para a sua necessidade. Entre em contato pelo email contato@aliceamigo.com.br e, com empatia, respeito e um verdadeiro desejo de colaborar com a transformação positiva do seu negócio, da sua equipe e da sua pessoa enquanto indivíduo, vou trabalhar com muito amor, dedicação e profissionalismo em cada entrega na nossa parceria.

 

Alice Amigo

+ Sobre a Alice

  • Mais de 10 anos de experiência em Trade Mkt em empresas líderes nos mais diversos segmentos, com experiência junto a varejistas de diferentes formatos de canais;
  • Mestre em Administração de Empresas com linha de pesquisa em varejo pela PUC-Rio
  • Professora e pesquisadora em Trade Marketing e Varejo
  • Consultora em Trade Marketing e Estratégias para o Ponto de Venda
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