…é a mesma coisa?
“Ponto-de-Venda” (PDV) é um ambiente em que produtos e serviços são disponibilizados para uso e consumo e no qual o shopper tem uma experiência de compra. Seja esse ambiente físico, ou virtual. Já um “Canal de Venda e Distribuição” é o meio através do qual mercadorias e serviços são disponibilizados para ficarem acessíveis para uso e consumo. Portanto, todo PDV é um Canal de Venda e Distribuição, mas nem todo Canal de Venda e Distribuição é um PDV.
Há alguns tipos de Canal de Venda e Distribuição que não oferecem um ambiente que propicie a experiência de compra do shopper. É o caso, por exemplo, de atacadistas e distribuidores. Estes atuam como intermediários no processo de venda e distribuição. Ou seja, a indústria, com o intuito de disponibilizar seus produtos a um maior número de varejistas, vende suas mercadorias a esses canais para que estes revendam aos pequenos varejos. Para que mais consumidores possam utilizar os produtos fabricados, a indústria utiliza atacadistas e distribuidores como intermediário para que seus produtos cheguem a varejistas cujo perfil ou faturamento não compensa a entrega direta pelo fabricante.
Uma operação logística de entrega direta implica em alguns custos operacionais consideráveis. Assim, torna-se inviável para a indústria entregar diretamente seus produtos a todos os varejistas em que ela deseja ter presença. Desta forma, atacadistas e distribuidores possuem um papel importante para que mercadorias e marcas ganhem capilaridade. Tanto atacadistas como distribuidores são canais de venda e distribuição, mas não são pontos de venda. Já os varejistas são canais de venda e distribuição e são também pontos de venda.
Confira no meu instagram o post que fiz definindo alguns diferentes tipos de canais.
Atacadistas e Distribuidores
Apesar de atacadistas e distribuidores serem intermediários no processo e comprarem altos volumes de mercadorias da indústria, eles não são a mesma coisa. A diferença é que, geralmente, o distribuidor entregar serviços adicionais em comparação ao atacadista. Como, por exemplo, o serviço de merchandising. Adicionalmente, podem ter um maior nível de especialização em termos de categorias com as quais trabalham.
Você sabe como montar uma estratégia de canais de venda e distribuição? Clique e confira! E aproveite para conferir no meu canal do You Tube um vídeo que explico sobre a diferença entre Canal de Venda e Distribuição e Ponto-de-Venda.
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