Pontos extras em loja, confira alguns!

por | ago 11, 2021 | Meu Blog | 0 Comentários

Ponto natural e ponto extra no ponto-de-venda

Ponto natural é o espaço destinado para exposições, por tempo indeterminado, de algumas categorias específicas pertencentes a um determinado perfil de seção (limpeza, perfumaria, mercearia, medicamentos, maquiagem etc). Já o ponto extra é o termo usado para pontos de exposição na loja fora do ponto natural, por um determinado período de tempo.

Dessa forma, quando, por exemplo, uma pessoa vai a um supermercado para comprar desinfetante para pisos, ela provavelmente vai se dirigir a seção de limpeza (ponto natural). No entanto, ela também pode ser impactada por uma ilha repleta de desinfetantes no corredor central (ponto extra) e resolver sua demanda ali mesmo.

Alguns tipos de pontos extras

Ilhas

São exposições – geralmente em pallets, móveis, ou alguma outra base de sustentação – posicionadas em meio aos corredores das lojas.

Ilha
Exemplo de ponto extra: ilha

Ponta de gôndola

Exposições feitas em móveis posicionados na ponta das gôndolas.

Ponta de gôndola
Exemplo de ponto extra: ponta de gôndola

Orelha

Exposições feitas na quina da ponta de gôndola com a gôndola.

Ponto extra Orelha
Exemplo de ponto extra: Orelha

Check Stand

Exposições feitas no check out (espaços em que ficam os caixas).

Check Out
Exemplo de ponto extra: Check Stand

Cross Merchandising

Exposições cruzadas, ou seja, em que o produto de determinada categoria é exposto fora do ponto natural junto a categorias correlatas.

Cross Merchandising
Exemplo de ponto extra: Cross Merchandising

O papel dos pontos extras

Os pontos extras costumam fazer parte de um plano promocional de trade marketing. Quando executados de maneira estratégica, os pontos extras podem potencializar as vendas e agregar aos resultados. São ferramentas de execução importantes para ajudar a alavancar o sell out. Os materiais de visibilidade costumam ser utilizados nos pontos extras para chamar a atenção, comunicar e incrementar ainda mais os resultados.

Se você quiser conferir mais dicas sobre trade marketing, siga o meu perfil no instagram!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba meus conteúdos por e-mail!

Receba meus conteúdos por e-mail!

Minha missão é te empoderar através do conhecimento. Inscreva-se e receba os novos conteúdos que eu publicar, além de cursos, dicas e muito mais! Vamos juntos?

Sua inscrição foi feita com sucesso! Obrigada por estar comigo nessa jornada. Vamos juntos!

Share This