Mas o que é isso mesmo?
Já perdi as contas de quantas vezes na minha vida tive o seguinte diálogo:
(Alguém) – E você trabalha com o que?
(Eu) -Trade Marketing
(silêncio junto a um olhar de “o que de marketing”?)
(Eu de novo) – Trade Marketing… é marketing no ponto de venda. Sabe quando você vai ao supermercado e é abordado por alguém que quer fazer você degustar um produto ou ainda demonstrar a performance de um lançamento? Ou ainda, sabe aquele encarte com as promoções da loja? E a maneira como os produtos são organizados nas prateleiras do mercado ou da farmácia? Então, essas são só algumas das atividades que estão dentro da função de um profissional da área de Trade.
Eu e o Trade Marketing, um verdadeiro caso de amor!
Quando comecei na área, em 2009, o meu pensamento foi mais ou menos o que dá o título a esse post. Como entrei na área? Estava em um processo seletivo para uma vaga de trainee na área de Marketing em uma multinacional e, após a dinâmica de grupo, me telefonaram. Ao telefone, me disseram: “Parabéns, você foi aprovada, mas o seu perfil é totalmente Trade. Você não gostaria de seguir no processo para essa vaga?”
A minha resposta foi a mesma que me dão quando eu digo que trabalho nessa área… “O que de Marketing?” “O que seria isso?” E mesmo sem entender muito bem sobre o escopo naquela conversa ao telefone, topei. E ainda bem que topei! Porque me encontrei profissionalmente e hoje entendo o que essa área faz. Atuando em uma área dinâmica e que contribui para o negócio das empresas, me apaixonei! Quando a área é bem estruturada, incrementa consideravelmente os resultados da empresa.
Mas afinal, o que é trade marketing?
Com as mudanças mercadológicas durante as últimas décadas do século passado, a indústria, que até então tinha total poder sobre o “P” de praça (conseguindo colocar os produtos que queria, aos preços que desejava, onde decidisse), acaba não tendo mais o mesmo nível de poder. O aumento da quantidade de produtos e marcas nas prateleiras, o estabelecimento de redes varejistas com amplitude global, a proliferação de marcas próprias e a consolidação das redes varejistas empoderam o varejo na relação varejo-indústria.
Para conduzir o meio de campo entre as estratégias de marketing da indústria e os interesses do varejo surge, então, o trade marketing. O profissional de trade deve ter a clareza que o seu papel é o de conciliar os interesses do shopper, da indústria e dos canais de venda e distribuição, traduzindo isso em execuções que resultem em ganhos no sell out e que tragam resultados ao negócio da empresa em que atua. Toda e qualquer atividade exercida pelo profissional de trade tem que estar alinhada com este propósito.
Eu costumo dizer que o trade é a voz da indústria para o cliente, a voz do cliente para a indústria e a voz do shopper para ambos. Considerando esta perspectiva, quando me perguntam o que é o trade marketing respondo: são as estratégias e ações executadas com o objetivo de fazer a gestão de marketing nos canais de venda e distribuição para aumentar as vendas, buscando a sinergia de interesses entre os canais, indústria e shopper. Bem, mas essa é uma definição dentre as muitas vozes dos profissionais que atuam no trade. E a sua, qual é?
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