Conteúdo do curso
Módulo 1: Introdução ao trade marketing (uma visão geral)
Esse primeiro módulo do curso tem como objetivo te dar uma visão geral do trade marketing e seu papel nas organizações. Você vai aprender como surge o trade marketing, bem como o que é e o que faz a área. Você também vai acessar uma breve introdução para começar e entender melhor o universo dos canais de venda e distribuição dos diferentes escopos de atuação do trade markegting. Bons estudos!
0/6
Privado: Curso Entendendo o Trade Marketing
Sobre a Aula

O QUE É TRADE MARKETING?

Com poucas décadas no Brasil, os conhecimentos em trade marketing não são vastamente disseminados. E as definições acerca do que é trade marketing ainda variam dentro da literatura e conteúdos que são disseminados pela internet.

Ainda é muito comum ouvir a seguinte definição acerca do que é trade marketing:

“É a ponte entre vendas e marketing”

O trade faz isso também, mas definir o trade marketing a isso é limitar consideravelmente o escopo da área, já que essa visão se limita ao contexto interno de uma organização.

“Área que cuida do ponto de venda”.

O trade faz isso também, mas você vai entender nos próximos conteúdos deste módulo que o trade marketing não cuida apenas disso.

Abaixo algumas definições literárias para o que é trade marketing:

“Trade marketing opera no sentido de adequar a estratégia, a estrutura e a operação da companhia à dinâmica dos canais de distribuição, com o objetivo de atender melhor e mais rentavelmente seus clientes e, por seu intermédio, os consumidores.” (MOTTA, SANTOS, SERRALVO, 2008, P.48)

“O trade marketing é acima de tudo uma filosofia da empresa, a qual entende que o foco no consumidor final deve ser ampliado para a ação diante deste consumidor no ponto-de-venda, local da arena competitiva.” (ALVAREZ, 2008, P.71)

“Trade marketing é uma ciência que investiga e discute o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda, pelo entendimento da relação entre marcas, pontos-de-venda e consumidores”. (ARBACHE, SANTOS, MONTENEGRO, SALLES, 2004, p.

O trade marketing, na verdade, integra os interesses que são inerentes à organização em que atua, e também a interesses externos (que seria a indústria, no caso de profissionais de trade marketing que atuam nos canais de venda e distribuição, e os canais de venda e distribuição para quem atua na indústria. Além dos interesses do shopper em ambos os casos).

Diante de tudo que já li, pesquisei, estudei e vivi na minha experiência prática em trade marketing, defino o trade marketing da seguinte forma:

Trade Marketing é a gestão de marketing nos canais de venda e distribuição, através de estratégias e ações que busquem a sinergia de interesses do fabricante, dos canais de venda e distribuição e do shopper, para aumentar as vendas.


Confira a minha explicação em vídeo sobre O QUE É TRADE MARKETING.

 

Podemos observar que, nos três exemplos literários citados e na minha definição, há menção do termo canal de venda, canal de distribuição ou ponto-de-venda como sendo um dos aspectos principais atrelados a atuação do trade marketing. Na próxima unidade, vamos introduzir esses conceitos e abordaremos em mais profundidade nos módulos seguintes.

Receba meus conteúdos por e-mail!

Receba meus conteúdos por e-mail!

Minha missão é te empoderar através do conhecimento. Inscreva-se e receba os novos conteúdos que eu publicar, além de cursos, dicas e muito mais! Vamos juntos?

Sua inscrição foi feita com sucesso! Obrigada por estar comigo nessa jornada. Vamos juntos!