Blog Construindo o Trade Marketing
O objetivo desse espaço é compartilhar conhecimento e fomentar a troca de visões e experiências entre os atuantes, curiosos e interessados no universo do Trade Marketing.
Com apenas algumas décadas no Brasil, o Trade Marketing não é uma temática construída sobre verdades absolutas. Minha missão é colaborar com a construção do trade fomentando conhecimento e oferecendo serviços de capacitações e consultoria com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da área.
Os conteúdos aqui compartilhados terão como base as minhas experiências, que não necessariamente serão como as suas. Por isso, a construção cada vez mais profissional do Trade Marketing no Brasil certamente precisa da sua contribuição.
Se você é apaixonado pelo tema, traga o seu ponto de vista. Comente e interaja à vontade!
Seja bem-vindo e aproveite! 🙂
Construindo a Estratégia dos Canais de Venda e Distribuição
O trabalho estratégico de trade marketing começa por uma boa estratégia de canais. Sendo assim, a primeira etapa do trabalho deve ser segmentar os canais de acordo com o perfil de cada um. Para isso, deve-se considerar, dentre outros aspectos, o formato de entrega e...
Trade Marketing: Estratégia ou Operação?
Uma vez, logo que assumi a gestão de trade em uma empresa, observei que a área, até então, entregava o que vendas pedia. Bastava um vendedor fazer uma solicitação e a equipe de trade executava sem questionar ou analisar a demanda. Assim também era feito com os...
Sell In e Sell Out: O que é?
Geralmente, quem não está envolvido com o universo do trade marketing e do varejo não compreende os termos sell in e sell out. Até mesmo para alguns profissionais atuantes nas áreas pode haver algum tipo de dificuldade em explicar esses dois conceitos. Qual a...
Shopper ou Consumidor? Qual a diferença?
Tristemente não foram poucas as vezes em que vi profissionais do mercado usarem o termo consumidor no lugar de shopper. Seja profissional atuante em marketing, vendas, trade ou varejo, a confusão às vezes acontece. Mas afinal, qual seria a diferença? Consumidor é quem...
Ponto de Venda (PDV) e Canais de Venda e Distribuição…
...é a mesma coisa? “Ponto-de-Venda” (PDV) é um ambiente em que produtos e serviços são disponibilizados para uso e consumo e no qual o shopper tem uma experiência de compra. Seja esse ambiente físico, ou virtual. Já um “Canal de Venda e Distribuição” é o meio através...
Ah, sim… Trade Marketing!
Mas o que é isso mesmo? Já perdi as contas de quantas vezes na minha vida tive o seguinte diálogo: (Alguém) - E você trabalha com o que? (Eu) -Trade Marketing (silêncio junto a um olhar de “o que de marketing”?) (Eu de novo) – Trade Marketing... é marketing no ponto...
O papel do Trade Marketing no desenvolvimento de produtos
Em uma das minhas experiências em trade, já vivi uma situação em que o time de marketing não envolveu a equipe de trade no processo inicial de lançamento. Diante disso, tivemos alguns problemas: Projetou-se um volume de vendas bem acima do que era possível, uma vez...
Construindo a Estratégia dos Canais de Venda e Distribuição
O trabalho estratégico de trade marketing começa por uma boa estratégia de canais. Sendo assim, a primeira etapa do trabalho deve ser segmentar os canais de acordo com o perfil de cada um. Para isso, deve-se considerar, dentre outros aspectos, o formato de entrega e...
Trade Marketing: Estratégia ou Operação?
Uma vez, logo que assumi a gestão de trade em uma empresa, observei que a área, até então, entregava o que vendas pedia. Bastava um vendedor fazer uma solicitação e a equipe de trade executava sem questionar ou analisar a demanda. Assim também era feito com os...
Sell In e Sell Out: O que é?
Geralmente, quem não está envolvido com o universo do trade marketing e do varejo não compreende os termos sell in e sell out. Até mesmo para alguns profissionais atuantes nas áreas pode haver algum tipo de dificuldade em explicar esses dois conceitos. Qual a...
Shopper ou Consumidor? Qual a diferença?
Tristemente não foram poucas as vezes em que vi profissionais do mercado usarem o termo consumidor no lugar de shopper. Seja profissional atuante em marketing, vendas, trade ou varejo, a confusão às vezes acontece. Mas afinal, qual seria a diferença? Consumidor é quem...
Ponto de Venda (PDV) e Canais de Venda e Distribuição…
...é a mesma coisa? “Ponto-de-Venda” (PDV) é um ambiente em que produtos e serviços são disponibilizados para uso e consumo e no qual o shopper tem uma experiência de compra. Seja esse ambiente físico, ou virtual. Já um “Canal de Venda e Distribuição” é o meio através...
Conheça os produtos e serviços que ofereço
Visando sempre a inovação, os produtos e serviços podem ser adaptados e personalizados para a sua necessidade. Entre em contato pelo email [email protected] e, com empatia, respeito e um verdadeiro desejo de colaborar com a transformação positiva do seu negócio, da sua equipe e da sua pessoa enquanto indivíduo, vou trabalhar com muito amor, dedicação e profissionalismo em cada entrega na nossa parceria.
+ Sobre a Alice
- Mais de 10 anos de experiência em Trade Mkt em empresas líderes nos mais diversos segmentos, com experiência junto a varejistas de diferentes formatos de canais;
- Mestre em Administração de Empresas com linha de pesquisa em varejo pela PUC-Rio
- Professora e pesquisadora em Trade Marketing e Varejo
- Consultora em Trade Marketing e Estratégias para o Ponto de Venda